MUNDO ESPETÁCULO
O Mercado da Bola (1986, 1990 e 1994)
1986
Sede: México

Participantes: 24
Campeão: Argentina
Vice: Alemanha Ocidental
Posição do Brasil: Quartas de final
Artilheiro (Gols): Gary Lineker (6) - Inglaterra
Média de Público por partida: 46 mil
Apesar do gol de mão de Maradona, foi a primeira conquista legítima argentina. Apesar de mais um vice-campeonato, a seleção alemã ocidental chega a sua quinta final, mostrando os resultados de investimentos capitalistas no esporte. E, no Brasil, a recessão econômica impediu que a competição se realizasse no país. Com a gradativa abertura política soviética, a Guerra Fria deixava de dar o tom na orquestra geopolítica mundial. Com a expansão automobilística nos países do Terceiro Mundo, as nações do oriente médio, grandes exportadores de petróleo, tornaram-se os maestros.
1990

Sede: Itália
Participantes: 24
Campeão: Alemanha Ocidental
Vice: Argentina
Posição do Brasil: Oitavas de final
Artilheiro (Gols): Salvatore Schillaci (6) - Itália
Média de Público por partida: 48 mil
Por mais que a motivação de revanche não seja descartada, a conquista da Alemanha capitalista está intimamente relacionada com as repercussões da queda do muro de Berlim no ano anterior. Durante quase 40 anos o povo e território alemão foram divididos em dois mundos opostos pelo sonho frustrado do socialismo e pela realidade cruel do capitalismo. A vitória alemã celebrou e constatou a vitória do capitalismo na Guerra Fria, ao mesmo tempo em que expôs sua perversidade observada pelas economias frágeis dos países do Terceiro Mundo, tal como o Brasil.
1994

Sede: Estados Unidos
Participantes: 24
Campeão: Brasil
Vice: Itália
Artilheiro (Gols): Salenko (6) - Rússia e Stoichkov (6) - Bulgária
Média de Público por partida: 68,9 mil
A maior Copa do Mundo até hoje. Recorde de público, com mais de 3,5 milhões de torcedores. Seleções de etnias, línguas, culturas e história muito diferentes reunidas na "terra da liberdade". Espetáculo e recorde para cobertura televisiva. O futebol tornou-se o terceiro negócio mais lucrativo do mundo, perdendo somente para o tráfico de armas e drogas. Esta foi a última seleção brasileira composta por atletas que atuam em sua maioria no Brasil.
0 comentários:
Postar um comentário